IMPASSE NA POLÍTICA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE: O CENÁRIO PARA 2026

 O cenário político no Rio Grande do Norte está em ebulição, à medida que a direita e a centro-direita enfrentam um impasse na definição de um candidato para disputar o governo do estado em 2026. No dia de hoje, 29 de novembro, o PL do senador Rogério Marinho deu um passo significativo ao receber quatro deputados estaduais, consolidando-se como a maior bancada do legislativo estadual. Essa movimentação, porém, não é suficiente para garantir uma unidade entre os diferentes grupos que compõem essa ala política.



Por outro lado, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), também postulante ao cargo, participou de um evento promovido pela senadora Zenaide Maia, presidente do PSD e candidata à reeleição. Em sua fala, Zenaide deixou claro que seu partido mantém as portas abertas para Allyson, indicando uma possível aliança que poderia complicar ainda mais a dinâmica entre os pré-candidatos.


Enquanto isso, o candidato governista, que deverá contar com o apoio do PT, ainda não se movimentou de forma assertiva no cenário político. Essa incerteza pode abrir espaço para que Rogério e Allyson explorem suas candidaturas sem uma oposição consolidada.


Diante desse contexto, surgem algumas perguntas cruciais: a maturidade política do grupo formado nas eleições municipais da capital será suficiente para manter a união? Ou Rogério e Allyson acabarão por rachar essa frente ampla? A senadora Zenaide pode romper com a atual governadora Fátima Bezerra? Qual será o papel do presidente do União Brasil no estado ao tentar manter a aliança firmada em Natal? E o senador Styvenson (Podemos) seguirá firme em seu compromisso com Rogério?


Por fim, Walter Alves observa todo esse movimento de camarote. Ele se mantém distante da impopularidade da governadora Fátima Bezerra e, se houver um rompimento da frente formada em Natal, se torna um candidato a governador quase imbatível.


O próximo período será decisivo para definir os rumos da política potiguar e os desdobramentos das alianças e rivalidades já são palpáveis. O jogo está apenas começando.

Comentários