Pular para o conteúdo principal

#ÉFATO OU #FAKE - Valor do litro da gasolina reflete mudança na política de preços da Petrobras


BLOGNAAMIDIA


#ÉFATO - Valor do litro da gasolina reflete mudança na política de preços da Petrobras

Da mesma forma que acontece com o gás de cozinha, o preço da gasolina é composto de vários itens, que incluem o ICMS, impostos federais (CIDE, PIS/PASEP e CONFINS), custo na Refinaria/Petrobras, custo Etanol Anidro e a margem da distribuição/revenda.

A alíquota do imposto estadual no RN permanece em 29% desde 2016. Portanto, não é verdade que o litro da gasolina está caro por causa do ICMS. Já os demais itens que incidem sobre o combustível representam 71% do valor final cobrado na bomba em Natal.

Mesmo sem aumento da alíquota do ICMS, o preço da gasolina comum subiu 64% do segundo semestre de 2016 até o início de julho de 2021. Nesse intervalo de quase cinco anos, o litro passou de R$ 3,90 para os atuais R$ 6,39, que é o valor médio praticado nos postos da capital do RN.

O aumento reflete a mudança na política de preços da Petrobras, que entrou em vigor no governo de Michel Temer. Desde então, a companhia passou a basear sua política tarifária no Preço de Paridade de Importação (PPI), que transfere ao consumidor as variações dos preços mundiais do petróleo, cotados sempre em dólar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SENADO FEDERAL: DEBATEDORES DEFENDEM GARANTIA DO SUS DE TRATAMENTO HORMONAL PARA MENOPAUSA

O AMOR DE UM LÍDER POR SUA CIDADE: PREFEITO DE SÃO GONÇALO, ERALDO PAIVA, SEGUE TRABALHANDO PARA MELHORAR A VIDA DO SEU POVO

ALRN: lideranças debatem politica, reajuste e homenagem aos seguidores