Assembleia legislativa do RN se destaca por segurança e inovação na gestão.
As inovações na gestão dentro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte têm sido a marca da Casa nos últimos anos. Em junho de 2022 foi implantado o novo processo de votação presencial utilizando a tecnologia do reconhecimento facial como controle de acesso ao sistema Legis Plenário. Esta função aumenta o nível de segurança da ferramenta, porém, não é única ou obrigatória, uma vez que ainda é possível realizar o acesso através do método convencional. A novidade chegou junto ao novo layout do painel eletrônico, que facilita o acompanhamento de todas as fases da sessão.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), destaca a expansão do trabalho de modernização da Casa. “Inauguramos o reconhecimento facial de segurança biométrica para que os parlamentares confirmem sua identidade através da análise de suas características físicas. Nossa equipe do setor de Gestão Tecnológica, com a excelência no trabalho, através da criação de sistemas e softwares premiados em todo Brasil, apresenta mais essa inovação que é motivo de muito orgulho para toda a nossa equipe”, avalia.
De acordo com o diretor de Gestão de Tecnologia da Assembleia Legislativa, Mário Sérgio Gurgel, esse é o “terceiro momento do plenário”. E explica: “O primeiro aconteceu antes da pandemia. O segundo foi durante a pandemia, quando desenvolvemos o Sistema de Deliberação Remota (SDR), e o atual, o retorno com a modernização do plenário presencial, deixando-o híbrido e permitindo ao deputado ter o mesmo acesso ao sistema como se estivesse na modalidade presencial”.
A nova aplicação facilita o gerenciamento da sessão, registrando todo o seu andamento no painel e no sistema. “Essa tecnologia do reconhecimento facial é relativamente nova e a equipe se dedicou para colocar essa facilidade de acesso para os parlamentares, tudo interligado ao sistema e-Legis”, frisa o coordenador de gestão de projetos e desenvolvimento de sistemas, Stefano Rozemberg Freire da Silva.
Bora Tri
As inovações na gestão e modernização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte seguem posicionando a Casa em local de destaque no cenário nacional. Com a conquista do tricampeonato do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), no mês de novembro, em Recife/PE, o troféu passa a ser definitivamente do Legislativo potiguar. O jubileu de prata da Unale rendeu à ALRN mais uma conquista nacional, dessa vez com o sistema Legis Plenário, vencedor na categoria ‘Gestão’. A Casa já havia sido premiada com os sistemas Legis RH, em 2019, e o e-Legis, em 2021.
Tecnologia ao alcance de todos
Nos últimos anos, a Assembleia Legislativa do RN apresentou o sistema e-Legis a outras casas legislativas do país para compartilhar ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela equipe de tecnologia da informação do parlamento potiguar. A Assembleia Legislativa de São Paulo foi a primeira a aderir. Em 2020, a casa paulista implantou a ferramenta Legis RH, voltada à gestão dos recursos humanos e uma das mais eficientes e premiadas do país no âmbito do Legislativo. Em 2021, foi a vez da Casa Legislativa de Santa Catarina, que também já demonstra interesse na ferramenta Legis Plenário para o gerenciamento das reuniões.
Além destes estados, o Legis RH encontra-se também em fase de homologação dos dados na Câmara Municipal de Parnamirim (RN). A ferramenta é responsável pelo processamento da folha de pagamento e controle do cadastro de servidores.
Outra ferramenta desenvolvida pela equipe de tecnologia da Assembleia do RN e que vem sendo desejada por outras casas legislativas é o sistema Legis Vídeo, plataforma digital que armazena e disponibiliza todas as sessões ordinárias, extraordinárias, solenes, audiências públicas, frentes parlamentares e reuniões de comissões. A ferramenta também conta com um recurso de edição, que permite ao internauta separar e fazer o download somente do trecho desejado. Além disso, a busca também é facilitada e intuitiva, sendo de fácil acesso a qualquer usuário.
A ferramenta encontra-se em fase de implementação na Câmara Municipal de Bauru (SP). A expectativa é que a plataforma entre em funcionamento ainda em 2022.
e-Legis
Entre as ferramentas desenvolvidas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, ganha destaque ainda o e-Legis, sistema eletrônico desenvolvido para gerenciar todo o ciclo do processo legislativo, tornando-o totalmente eletrônico – desde a concepção das proposições nos gabinetes parlamentares até a sua votação nas sessões plenárias. Em 2021, o sistema conquistou o prêmio Unale na categoria gestão e assegurou o título de bicampeã para o Legislativo potiguar.
Via agora rn
Comentários
Postar um comentário